Arquétipos, imagens arquetípicas ou símbolos?


(Imagem: 12 arquétipos de personalidade, por Mentoring and Inspiration.)


Arquétipo é um conceito que representa o primeiro modelo de alguma coisa ou antigas impressões sobre algo. Cunhado pelo suíço Carl Gustav Jung, para alguns conjuntos de imagens consideradas "primordiais" que dão sentido às histórias passadas entre gerações, formam o conhecimento universal e o imaginário do inconsciente coletivo.


Para Jung, arquétipo é uma espécie de imagem apriorística (isto é, que não depende de conhecimentos, conceitos ou pensamentos anteriores) que é profundamente incrustada no inconsciente coletivo da humanidade, e por isso projeta-se em diversos aspectos da vida humana, como sonhos e até mesmo narrativas.


Jung deduz que as "imagens primordiais" - outro nome para arquétipos - se originam de uma constante repetição de uma mesma experiência, durante muitas gerações. Eles são as tendências estruturantes e invisíveis dos símbolos. Por serem anteriores e mais abrangentes que a consciência do ego, os arquétipos criam imagens ou visões que balanceiam alguns aspectos da atitude consciente do sujeito.


Funcionam como centros autônomos que tendem a produzir, em cada geração, a repetição e a elaboração dessas mesmas experiências. Eles se encontram entrelaçados na psique, sendo praticamente impossível isolá-los, bem como a seus sentidos. Porém, apesar desta mistura, cada arquétipo constitui uma unidade que pode ser apreendida intuitivamente.



Exemplos de arquétipos: Inocente, Explorador, Sabio, Herói, Fora da Lei, Mago, Cara Comum, Bobo da Corte, Amante e outros.

Já o Tarot é composto de imagens arquetípicas, que são conceitos que já elaborados pela consciência se tornam símbolos que são capazes através de um conjunto de experiências retratar situações já experienciadas.


Mas muito além de tentar definir os símbolos, ou imagens arquetípicas dos arcanos, meu objetivo nesse artigo é tentar esclarecer um pouco mais sobre o uso de arquétipos. Vemos hoje muita confusão relacionada a esse tema e pessoas dizendo "usar" o arquétipo da águia ou o arquétipo do leão para alcançar seus objetivos.


Então, não se deixe enganar: arquétipo não possui forma.








107 visualizações
Siga-nos No Instagram:

© 2020 por Meu Tarot CNPJ 39.774.556/0001-70
Rua Jaraguá, 737 - Bom Retiro - São Paulo.
Por Rafael de Oliveira Ribeiro

 

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Branco Twitter Ícone